sábado, 9 de julho de 2011

A incrível arte do Origami

 Quando eu ainda estav na escola conseguia arriscar algumas dobraduras,mais creio que perdi o jeito,e aí Você consegue?


A palavra Origami vem de Oru = dobrar mais Kami = papel. A junção acabou por formar Origami e significa a arte de produzir figuras a partir de folhas de papel. O Origami tradicional surgiu no Japão por volta do século IX e não se usava cola ou tesoura.



As figuras formadas eram sempre animais ou objetos do cotidiano. Alguns autores acreditam que desde o século VI os monges japoneses já praticavam algumas dobraduras. Essas dobraduras foram depois sendo transmitidas através das gerações, apenas entre as famílias nobres, até porque o papel era uma coisa cara e rara. Em 1797 foi publicado um livro chamado Senbazuru Orikata que pode ser traduzido por "como dobrar mil graças". A partir daí o Origami passou a ser uma matéria regular nas escolas japonesas.





Origamis representando objetos diversos eram queimados em rituais nos funerais japoneses como forma de possibilitar aos mortos, adquirirem coisas de que precisavam. Da mesma maneira, cédulas imitando dinheiro verdadeiro e colocadas em envelopes vermelhos confeccionados com técnicas de Origami eram queimadas nos casamentos para atrair a fortuna. 




Diz a lenda ainda que quem fizer 1000 tsurus pensando em uma mesma coisa, obterá o que deseja. É só você experimentar. No Japão, todos os anos no dia 6 de agosto, milhares de Tsurus são depositados no mausoléu erigido em homenagem aos que morreram na tragédia atômica de Hiroxima, para que isso nunca mais volte a acontecer.

















 
Neste video aprenda a fazer uma flor: