domingo, 30 de outubro de 2011

Cientistas decifram gravação de boneca do Século 19




A Boneca Fonó­grafo foi a primeira ten­ta­tiva de fazer uma boneca falante.
Inventada por Thomas Edi­son, A boneca uti­lizava um fonó­grafo em miniatura para falar e, possivelmente, é a primeira gravação de áudi
o feita com propósi­tos comerciais.
Um exem­plar da boneca (agora com 123 anos) foi encon­trado em 1967 na ofic­ina de Edi­son em New Jer­sey (hoje em dia o local é um Parque-Museu Histórico).

Recen­te­mente, um des­gas­tado cilin­dro de metal foi dig­i­tal­izado opti­ca­mente e restau­rado, permitindo a repro­dução de um pequeno áudio de 12 segun­dos com a mais antiga gravação con­hecida da voz de uma mulher.
Para ser capaz de recu­perar a voz dessa boneca, muda há décadas, o curador do Museu de Edi­son, Jerry Fab­ris, levou o del­i­cado cilin­dro aos cien­tis­tas Earl Cor­nell e Carl Haber do Lawrence Berke­ley National Lab­o­ra­tory na Califórnia. Os cien­tis­tas desen­volveram uma téc­nica de escanea­mento 3D que era capaz de ler os sul­cos e pro­tu­berân­cias do cilin­dro sem, de fato, tocá-lo fisi­ca­mente. O escanea­mento 3D foi capaz de ler topografi­ca­mente regiões tão finas quanto 1/125 de um fio de cabelo para, depois, jun­tar e recriar as vari­ações na forma de ondas de áudio.
Pra quem quiser ouvir a voz desafinada da boneca cantado “brilha, brilha estrelinha” aí vai o vídeo.


É um tanto tenso....




“Twin­kle, twin­kle, lit­tle star,
How I won­der what you are.
Up above the world so high,
Like a dia­mond in the sky.”